Para prevenir incidentes no ambiente de trabalho, é preciso planejar e executar normas de cuidados que estimulem a segurança. Segurança do trabalho é, portanto, o conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas. Estas ações são praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes e campos de trabalho. Assim, a Segurança do Trabalho atua também na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Além disso, esse serviço também se reflete como um todo no cuidado da vida do cidadão, já que busca proteger a integridade física do trabalhador.
Desta forma, o presente artigo visa apontar algumas ações que auxiliem a promover um ambiente de prevenção de incidentes no trabalho. Na Valean, a Engenharia de Segurança do Trabalho é um dos pontos fortes de atuação da empresa. A equipe técnica que integra a iniciativa é formada por especialistas no segmento. E conta com uma condução de profissionais experientes para obtenção dos melhores resultados. Confira o que preparamos para te auxiliar!
Segurança do trabalho: por quê?
Setor importantíssimo para qualquer empresa, esse setor zela pela qualidade de vida e atua em prol da prevenção de incidentes de trabalho. Este pensamento mais comum nos tempos atuais, influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos. Afinal, as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado. Além do que, também evita prejuízos econômicos e morais para a empresa com processos judiciais.
A segurança do trabalho no Brasil é referenciada por Normas Regulamentadoras. Desta maneira, é imprescindível que todo empreendimento tenha uma equipe. Estes profissionais podem ser de nível técnico, superior, médicos e enfermeiros do trabalho. Sua formação e tamanho para atuação em determinada empresa, dependerá do porte da mesma.
Por isso, quando se trata de segurança no trabalho, nenhum investimento é em vão. Confira, portanto, possíveis causas de acidentes:
- Falta de concentração e atenção dos funcionários;
- Cultura de distração entre as equipes;
- Prazos muito curtos, que levam à execução apressada;
- Falhas de segurança no recolhimento de detritos ou entulhos;
- Pouca comunicação entre gestores e equipe;
- Falta de investimento em manutenção e substituição de equipamentos;
- Desobediência às normas de segurança no trabalho;
- Inexistência de fiscalização para o cumprimento das normas de segurança;
- Necessidade de treinamentos e cursos de reciclagem.
Mais dicas importantes
Com base nestas possibilidades apontadas, é possível identificar que, a maioria pode, sim, ser evitada. Para isso, ações direcionadas a segurança no trabalho precisam ser implementadas. Mais do que isso, é preciso estimular a conscientização dos envolvidos sobre a importância de respeitar as normas e regulamentações. Assim, sugere-se medidas como:
- Direcionamento dos investimentos em equipamentos;
- Invista na manutenção e na substituição programada de equipamentos;
- Realize o mapeamento dos riscos de segurança no trabalho
Compreender comportamentos nocivos à segurança das equipes e onde estão e por que existem determinados riscos em cada fase da sua cadeia produtiva é essencial para extingui-los.
Ajuda nos treinamentos de funcionários
Treinamentos frequentes podem ser soluções, inclusive como ação de mudança de cultura interna e coletiva é uma ação de muito valor para a empresa.
Assim, busque implementar medidas efetivas para promover a cultura da segurança entre a sua equipe. Além da segurança em si, a ação poderá colaborar para otimizar o desempenho da equipe em vários níveis. Ademais, consequentemente, irá impactar financeiramente a empresa.
A Valean presta assessoria sobre o tema para diferentes segmentos de empresas. Não deixe esta medida para depois. Converse com quem sabe. Acompanhe nossos canais de comunicação e faça contato quando necessitar de um serviço de excelência.
Palavras-chave: incidentes no trabalho, prevenção de incidentes no trabalho.