Os acidentes de trabalho são uma ocorrência inesperada que acontecem no ambiente profissional do indivíduo. Infelizmente, eles são comuns em muitos ramos industriais. Em casos mais simples, o acidente interrompe a atividade causando um enorme susto e contratempo para todos.
Mas nos casos mais graves, um acidente de trabalho pode causar lesões, perda da capacidade de trabalho e até levar à morte. A seguir, vamos listar os principais acidentes de trabalho e explicar como evitá-los.
Cuidado com as quedas!
Esse é o acidente de trabalho mais comum e pode acontecer desde ambientes industriais quanto em escritórios ou na rua. As causas mais comuns são:
- Falta de atenção ou distração do trabalhador;
- Piso escorregadio;
- Falta de uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
- Mal-estar súbito;
Uma queda pode causar vários prejuízos para o profissional. Quando ela acontece de determinada altura, a preocupação é maior ainda pois, quanto maior a altura da queda, maiores os riscos. Para prevenir as quedas, algumas medidas precisam ser adotadas:
- Manter o piso limpo e seco;
- Sinalizar bem o local quando este passar por limpeza e ficar úmido;
- Utilizar e disponibilizar todos os EPIs para a atividade exercida;
- Manter o espaço de trabalho limpo e organizado;
- Investir na acessibilidade, como o uso de rampas e corrimões;
- Manter uma boa iluminação no local.
Acidentes de trabalho com ferramentas
Quando se utiliza algum tipo de ferramenta, existe a chance de acidentes ocasionados pelo seu uso inadequado ou até por alguma falha nela.
No caso de ferramentas perigosas, a atenção precisa ser redobrada. Assim, para evitar acidentes com ferramentas, é preciso minimizar os riscos e seguir um tipo de rotina, que consiste em:
- Aprender a utilizar a ferramenta, se possível, observando e conversando com pessoas mais experientes com o equipamento;
- Realizar todos os treinamentos oferecidos pela empresa, com dedicação e empenho;
- Testar as ferramentas antes de utilizá-las ou periodicamente e comunicar os superiores caso haja algo de errado;
- Utilizar todos os EPIs.
Acidentes de trabalho por queimaduras
As queimaduras são acidentes de trabalho muito comuns, pois esse tipo de ocorrência não consiste apenas na exposição ao fogo. Muitos produtos químicos também podem causar queimaduras, além de vapores. A melhor forma de prevenir esse acidente é utilizar os equipamentos de segurança. Além disso, a empresa precisa investir em EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva) e manutenção de todos os setores.
Entre os principais EPI utilizados para evitar queimaduras, podemos citar:
- Trajes à prova de fogo;
- Luvas;
- Máscaras;
- Aventais;
- Óculos de proteção.
Além disso, todos os funcionários sujeitos a esse acidente precisam passar por treinamentos constantes na empresa.
Lesões por esforço repetitivo
Esse tipo de lesão é considerado uma doença ocupacional que traz enormes prejuízos para o funcionário e a empresa. As lesões por esforço repetitivo podem ocasionar longos afastamentos do trabalhador.
As mais comuns ocorrem pelo esforço físico repetitivo, levantamento excessivo de peso ou postura incorreta no trabalhador. As atividades que mais ocasionam essas lesões são:
- Condução de ônibus ou caminhão;
- Digitação intensa por várias horas ao longo do dia;
- Carga e descarga de materiais ou equipamentos;
- Movimentos repetitivos em linhas de produção.
Para evitar esse problema, é indicado descansar depois de duas horas em atividade, pausas ao longo do dia, realizar exercícios físicos, entre outros. E lembre-se, os acidentes de trabalho são evitáveis, mas isso depende de uma união de todos os envolvidos no ambiente de trabalho.
Palavras chave: acidentes de trabalho