Em vigor desde oito de dezembro de 2004, a NR-10 tem um papel fundamental no dia a dia das empresas, independentemente do segmento. Mas antes de entender as competências do laudo de conformidades das instalações elétricas que faz parte dessa diretriz, é importante compreender o que é a NR-10.
O que é a NR-10?
Regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, ela é uma Norma que tem o objetivo de assegurar a integridade física dos funcionários que desempenham funções de instalações e serviços que envolvem eletricidade.
Apesar de ter sido regulamentada só em 2004, a NR-10 já era uma necessidade estudada há tempos. A primeira publicação dela foi feita no ano de 1978. Após, nos anos de 1983, 2004 e 2006 foram feitas atualizações e alguns itens foram alterados.
O que a NR-10 garante ao trabalhador?
Na prática, a NR-10 é uma proteção de segurança aos trabalhadores que diariamente entram em contato (direto ou por proximidades) com a energia elétrica, em diferentes fases. São elas:
- Geração de energia elétrica;
- Transmissão de energia elétrica;
- Distribuição e consumo de energia – neste item, se incluem as etapas de projeto. Como por exemplo, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas;
- Qualquer trabalho executado nas proximidades de locais com carga de energia elétrica.
Laudo de conformidades das instalações elétricas conforme a NR-10
Desde que entrou em vigor, a NR-10 exige que empresas com mais de 75KW instalados mantenham um laudo elétrico atualizado. É por meio do laudo de conformidade das instalações elétricas que as entidades apresentam informações corretas sobre o PIE –Prontuário de Instalações Elétricas. Esse laudo de conformidades deve ser elaborado por um profissional ou empresa cadastrada para tal função, devido à importância dele.
Para quem o laudo de conformidades das instalações elétricas é obrigatório?
É importante saber que o laudo de conformidades é obrigatório para instalações elétricas industriais, prediais e comerciais. Os principais tópicos do laudo de conformidades das instalações elétricas são:
- Quantificar e determinar os tipos e localizar os pontos de utilização de energia elétrica;
- Identificar o tipo e o caminhamento dos condutores e condutos;
- Identificar o tipo e a localização dos dispositivos de proteção, de comando, de medição de energia elétrica e demais acessórios;
Onde solicitar um laudo de conformidade das instalações elétricas?
Uma empresa especialista na elaboração e implementação de laudo de conformidades das instalações elétricas, é a Valean. O grupo presta serviços relacionados à NR-10 com profissionalismo e por isso com muita atenção aos detalhes. O laudo de conformidades é desenvolvido por um profissional engenheiro eletricista, devidamente cadastrado e ativo no CREA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. A Valean oferece:
- Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (para-raios)
O Laudo de Para Raios ou Laudo de SPDA visa fornecer informações referentes às atuais condições da instalação do SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (para-raios)
- Elaboração do projeto e as instalações físicas dos para-raios e o laudo;
- Diagrama unifilar e multifilar (representação esquemática do circuito elétrico em sua totalidade);
- Prontuário das instalações elétricas;
- Laudo de vestimenta para eletricistas, entre outros.
Palavras-chave: laudo de conformidade das instalações elétricas.