Entenda o conceito de análise de apreciação de risco da NR12

Se você trabalha na indústria, já deve ter ouvido falar sobre apreciação de risco. Mas o que isso significa? Este é um procedimento adotado pelas empresas para identificar os perigos que colocam em risco a segurança dos trabalhadores.

E isso envolve todos os processos de uma indústria, desde montagem e desmontagem, instalação, manutenção, limpeza e procedimentos realizados em máquinas.

O conceito de análise de apreciação de risco está inserido na norma NR12, que regulamenta a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Assim, esse conceito faz parte dela e visa a segurança de todos os profissionais que lidam com máquinas e equipamentos industriais. A seguir saiba mais detalhes sobre esse conceito.

Importância da apreciação de risco

A análise de apreciação de risco também está inserida na Associação Brasileira de Normas Técnicas. O mais importante para destacarmos é que esse conjunto de medidas de segurança é constantemente atualizado. Isso porque as máquinas e equipamentos sofrem modificações ao longo do tempo e, assim, suas exigências de segurança também mudam.

Diante disso, a apreciação de risco está contida em um documento atualizado, que elenca todos os perigos que uma máquina pode oferecer. E isso é feito de acordo com cada fase da vida útil da máquina. Por exemplo, o documento identificará os riscos oferecidos por máquinas mais velhas assim como máquinas mais novas. Tudo isso visando, claro, a segurança das pessoas que lidam com essas máquinas.

Por fim, a apreciação de risco é elaborada por pessoal qualificado, projetistas, engenheiros e pessoas que fazem o uso das máquinas. Assim, qualquer eventual problema em uma máquina precisa ser relatado para que seja feita avaliação detalhada.

Isso pode contribuir para uma atualização da norma. E as atualizações são essenciais, pois podem prevenir acidentes e salvar vidas.

Saiba mais sobre apreciação de risco da NR12

A apreciação de risco é apenas uma parte do universo da segurança do trabalho. Após definir todos os riscos de uma máquina e metas para melhorar a segurança, é preciso elaborar um relatório completo. Assim, a equipe técnica responsável por esse relatório indicará as melhores soluções para minimizar os riscos. Isso pode ser feito de diversas formas, como a instalação de itens de segurança, dispositivos ou treinamentos especializados para os profissionais. Lembrando que o relatório é obrigação e está previsto na NR12.

Então, se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre a NR12 e apreciação de risco, dê uma conferida neste artigo do Grupo Valean. Nossa empresa é especialista em segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade e pode te ajudar nessas questões. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Palavras-chave: apreciação de risco

Curtiu o conteúdo?
Deixe o seu comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe nas suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest