Assistência de segurança do trabalho: como o setor pode auxiliar nas legislações e competências?

Para que uma empresa entregue os melhores resultados, antes de qualquer coisa, ela precisa investir nas pessoas! E não apenas no consumidor final de um determinado produto ou serviço, mas sim nos próprios funcionários. Para isso, o melhor caminho é pensar, planejar e implementar todas as medidas possíveis de segurança, o que inclui a assessoria de segurança do trabalho.

Isso envolve a segurança pela integridade física dos funcionários e também em todos os procedimentos que envolvem à legislação trabalhista. É para atender essa grande demanda, que uma assessoria de segurança do trabalho se faz tão necessária. Ao contratar esse trabalho, a empresa conta com:

  • Avaliação criteriosa sobre o processo de trabalho, desempenhada por profissionais técnicos e engenheiros;
  • Rigor no cumprimento das exigências estabelecidas pelas normas regulamentadoras;
  • Precisão e clareza na elaboração, apresentação, implementação e prestação de contas – para laudos, programas e procedimentos que fazem parte da empresa.

Mas qual é o momento certo para optar por um serviço de consultoria?

Independentemente do número de colaboradores e da presença de técnicos, todas as empresas precisam ser rigorosas no cumprimento das normas. Mas até mesmo pequenas e microempresas devem considerar o profissionalismo de uma assessoria de segurança do trabalho.

A partir de um funcionário se torna obrigatório o cumprimento das normas regulamentadoras e, portanto, uma assessoria de segurança do trabalho fará toda a diferença, além dos diversos benefícios e agilidade que podem ser oferecidos por meio da atuação de uma assessoria, é assertivo apostar na proposta.

Uma assessoria de segurança do trabalho consiste em um grupo multidisciplinar. Esse grupo de profissionais é chamado de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Normalmente, ele é composto pelos seguintes perfis:

  • Um técnico do Trabalho;
  • Um engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Um Médico do Trabalho;
  • Um Enfermeiro do Trabalho.

Com a soma dessas competências, entre os trabalhos mais comuns prestados por assessoria de segurança constam:

  • Elaboração de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • Elaboração do Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), que é solicitado pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS);
  • Elaboração de todos os processos para implementação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • Elaboração do Laudo de Insalubridade;
  • Elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde (PCMSO);
  • Planejamento para realização de auditorias;
  • Assessoria de segurança em trabalhos com eletricidade (NR 10);
  • Treinamento de segurança no manuseio de explosivos;
  • Preenchimento de Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP;
  • Treinamento a respeito do uso, da forma correta para guardar e também conservar EPI (Equipamento de Proteção Individual).

O fato é que com uma assessoria de segurança do trabalho, todos os funcionários vão estar mais seguros e protegidos por medidas técnicas, em diferentes setores e situações. E em escala macro, a empresa se destaca também, por não descuidar das normas de segurança. No segmento, uma grande referência em assessoria de segurança do trabalho é o Grupo Valean. A marca presta serviços desde 2007 e tem credibilidade no mercado. Visite o site e saiba mais!

Palavras-chave: assessoria de segurança do trabalho

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