Você já parou para pensar na importância da assessoria de segurança do trabalho? Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a cada 49 segundos um acidente é registrado no ambiente profissional no Brasil. Esse número é assustador e significa que nosso país precisa melhorar muito nesse quesito.
Um acidente de trabalho prejudica todo o setor industrial. Além de causar graves danos aos trabalhadores, causa também prejuízo financeiro para a empresa, governo e para o próprio profissional.
Portanto, contratar uma assessoria de segurança do trabalho é importante para prevenir esse tipo de ocorrência. E claro, é muito importante contar com uma empresa especializada como a Valean para tal função, uma vez que dispõe de uma infraestrutura completa para ajudá-lo.
Qual a função de uma assessoria de segurança do trabalho?
Uma assessoria de segurança do trabalho consiste em uma equipe de profissionais. Eles têm o objetivo de assessorar as empresas quando o assunto é segurança no trabalho e é composta por:
- Engenheiros de segurança do trabalho;
- Técnicos de segurança;
- Médicos e enfermeiros especializados em medicina ocupacional.
Por que contratar esse serviço?
Esse serviço procura orientar as empresas quanto às leis trabalhistas e normas de segurança. Todos saem ganhando, pois uma assessoria de segurança do trabalho tem a missão de:
- Garantir o cumprimento das normas de segurança por parte da empresa;
- Prevenir acidentes e doenças nos funcionários relacionados ao trabalho;
- Evitar que a empresa sofra qualquer tipo de punição por conta de falhas na segurança do trabalho.
Sendo assim, esse serviço propõe e coloca em prática diversas ações para prevenir acidentes e possíveis punições para as empresas:
- Treinamento geral para todos os colaboradores, que incluem primeiros socorros;
- Implementação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- Criação de programas de segurança em saúde ocupacional, que incluem programas de prevenção de riscos ambientais e condições e meio ambiente de trabalho;
- Realização de auditorias;
- Elaboração de laudos técnicos sobre as condições do ambiente de trabalho.
Quais as vantagens que uma assessoria de segurança do trabalho pode trazer?
Contratar uma assessoria de segurança do trabalho traz diversos benefícios para a empresa. Além de aumentar a segurança em âmbito profissional, é possível proporcionar um ambiente mais motivador. Desta forma, contar com esse serviço pode:
- Prevenir acidentes e doenças ocupacionais, beneficiando não apenas o ambiente da empresa, mas a vida de forma geral do trabalhador;
- Promover o bem-estar físico e mental de toda a equipe;
- Aumentar a produtividade, ocasionando em uma maior lucratividade;
- Reduzir os prejuízos relacionados a paralizações e afastamentos por conta de acidentes e doenças;
- Eliminação de multas e redução de processos trabalhistas;
- Valorização da empresa, relacionando a sua marca com segurança e valorização das pessoas.
Assim, contratar esse tipo de serviço nos dias de hoje é fundamental para a segurança do ambiente de trabalho. Os profissionais que fazem parte de uma assessoria de segurança do trabalho são altamente qualificados para essa função.
Eles são capazes de identificar todas as possíveis ameaças em um ambiente de trabalho, promovendo ações preventivas e capacitando a equipe. Diante disso, a tendência é que o número de acidentes sofra uma enorme redução. E mesmo se algum acidente ocorrer, uma equipe treinada e preparada fará com que os prejuízos sejam mínimos.
Palavras-chave: assessoria de segurança do trabalho