NR-12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

A norma regulamentadora nº 12 e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela portaria nº 3.214 de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais.

Serviços da NR-12 oferecidos pela Valean

  • Apreciação de risco;
  • Laudo Técnico de Conformidade;
  • Adequação de máquinas e equipamentos;
  • Inventário;
  • Manual de máquinas;
  • Capacitação para operadores de máquinas e equipamentos

Apreciação de Risco

A Apreciação de Risco deve ser elaborada por profissional legalmente habilitado o qual realizará a análise de risco de todo o sistema de segurança da maquina ou equipamento, analisando todo o sistema elétrico, eletrônico, pneumático, hidráulico e mecânico. A análise de risco é uma análise sistemática, e tem o objetivo informar quais são os riscos que a máquina ou equipamento oferece, qual é a categoria, quais são as medidas de prevenção ou proteção que existem, ou deveriam existir para controlar os riscos, quais as possibilidades dos perigos serem eliminados, e quais são as partes da máquina e equipamento que estão sujeitos a causar lesões e danos. A análise de risco está prevista no item 12.1.9. Toda apreciação de risco deve conter a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

Fluxograma adotado para atendimento a NR-12

Apreciação de Riscos

Laudo Técnico de Conformidade

O Laudo Técnico segue a mesma metodologia utilizada na Apreciação de Risco. Somente após a implementação de todas as recomendações estabelecidas na apreciação de risco é possível elaborar o Laudo Técnico de conformidade.

Nesta fase também é recolhida a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica conforme recomendado na norma.

Se sua empresa foi notificada pelo Ministério do Trabalho, entre em contato com a Valean!

Adequação de máquinas e equipamentos

A Valean possui uma equipe de profissionais atuante na área elétrica, mecânica, hidráulica e pneumática que possa realizar qualquer tipo de adequação que a sua máquina precisar.

Contamos com parceiros: serralheiros, Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Mecânicos que executa e coordena todo o processo de adequação pra você.

Adequação de máquinas e equipamentos

Indicadores para tomada de decisão

Com o intuito de promover uma visão clara, objetiva e fácil, da situação de risco encontrada, que foi concretizada nos relatórios de apreciação de risco, desenvolveremos uma planilha, que através de um simples mecanismo de filtro será possível a visualização do parque total das máquinas da empresa e até mesmo por departamento, conforme o manuseio da planilha.

Manual de máquinas e equipamentos

As máquinas e equipamentos devem possuir manual de instrução fornecido pelo fabricante, com informações relativas à segurança em todas as fases de utilização.6e

E, como muitas máquinas, principalmente as mais antigas, não possuem os devidos manuais a Valean os elabora de forma que a empresa esteja de acordo com a exigência da NR12 item 12.13.5 que diz: "Quando inexistente ou extraviado, o manual de máquinas ou equipamentos que apresentem riscos deve ser reconstituído pelo empregador ou pessoa por ele designada, sob a responsabilidade de profissional qualificado ou legalmente habilitado. "

Conte com a Valean para reconstituir o manual de sua máquina e equipamento!

Manual de máquinas e equipamentos

Capacitação para operadores de máquinas e equipamentos

A capacitação tem por objetivo orientar os trabalhadores quantos  aos riscos e as medidas de proteção existentes nos termos da NR 12, com intuito de preservar a saúde e a integridade física.

O conteúdo programático é estabelecido conforme o ANEXO II desta norma.

Acesse nosso conteúdo em TREINAMENTO NR 12 – Capacitação para Operadores de Máquinas e Equipamentos.