NR 12 – Segurança em
Máquinas e Equipamentos

Um atendimento completo e especializado em NR 12 você encontra aqui. Com mais de 5.000 máquinas/equipamentos avaliados, desde máquinas operatrizes até robôs.

Nosso foco é encontrar a solução perfeita, levando em consideração as características da máquina, do processo, apreciação de risco e o estado da técnica.

Garanta a segurança da sua empresa com uma Apreciação de Risco abrangente

A apreciação de risco tem como objetivo estabelecer a categoria relacionada ao sistema de segurança da máquina, propor medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, de forma a atender as recomendações da NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, aprovada pela Lei 6.514/77, Portaria SEPRT nº 916, 30 de julho de 2019 do Ministério do Trabalho e Emprego e normas técnicas oficiais ou nas normas internacionais aplicáveis.

Nossa equipe especializada realiza uma análise detalhada dos riscos, considerando diversos fatores, como o ambiente de trabalho, o tipo de operação e as características das máquinas.

Metodologia
aplicada

A metodologia aplicada na apreciação de risco é o HRN (do inglês Hazard Rating Number), o qual atribui valor ao risco, classificando-o quantitativamente para classificar o Grau de Risco, que se baseia no conceito de redução de risco chamado de ALARP (do inglês As Loss As Reasonably Praticable), o qual significa tão baixo quanto razoavelmente praticável.

Em uma análise de grupo de máquinas, este dado torna-se importante na medida em que classifica o grau de risco das máquinas, permitindo uma gestão mais apropriada para a segurança de máquinas.

Os parâmetros utilizados por este método são:

LO - (Probabilidade de Ocorrência do Dano)

LO (Probabilidade de Ocorrência do Dano): aponta a probabilidade de ocorrência do dano considerado em função da exposição ao perigo identificado na máquina. Assim, de modo atender a necessidade em questão, seleciona-se uma das opções apresentadas na tabela.

FR - (Frequência de Exposição ao Risco)

FR (Frequência de Exposição ao Risco): Seleciona-se a frequência na qual os trabalhadores estão expostos ao perigo analisado.

DPH - (Grau de Severidade do dano considerado)

DPH (Severidade do Dano Considerado): Deve-se optar pela opção que apresente o maior dano esperado que possa ocorrer em função do perigo que está exposto.

NP - (Número de Pessoas Expostas ao Risco)

NP (Número de Pessoas Expostas ao Risco): Seleciona-se o número de pessoas expostas ao perigo que está sendo analisado.

O Nível de Risco é definido através da fórmula do HRN= LO x FE x DPH x NP

A seleção da categoria é definida na Apreciação de Risco utilizando os gráficos

A classificação da categoria requerida na máquina é determinada através dos requisitos mínimos de confiabilidade dos circuitos de segurança, utilizando os gráficos:

Modelo de planilha utilizada na apreciação de risco

Nessa análise identificamos as soluções existentes que estão CONFORMES, e propomos as soluções para os itens que se encontram NÃO CONFORMES, para atender a NR 12 na integra.

O RARME (Relatório de Apreciação de Risco de Máquinas e Equipamentos) é um documento entregue aos nossos clientes, apontando todas as soluções necessárias para que a máquina atenda as recomendações da NR 12. Para identificação de todos os perigos/riscos terá como base os itens/anexos da NR 12 e normas técnicas aplicáveis, essas informações serão utilizadas posteriormente na elaboração do Relatório Técnico de Conformidade.

Adequações de máquinas

As adequações consistem em atender as recomendações apontadas na Apreciação de Risco, tais como: proteção fixa, proteção móvel, dispositivos de segurança elétricos, pneumático e hidráulico, ou alguma solução recomendada através de outros recursos como automação.

A empresa poderá realizar as adequações contratando a assessoria dos profissionais da Valean, que orientarão a melhor forma de execução, como também, poderá contar com a equipe da Valean para elaborar o projeto, implementar/validar as adequações.

Após a finalização das adequações, a máquina é submetida a testes, com objetivo de verificar a funcionalidade de todos os equipamentos instalados.

Você pode contratar da Valean para executar todas as fases da NR 12 – Apreciação de risco, Adequação e Relatório Técnico de Conformidade.

Veja o antes e depois de uma máquina de soldagem automática que a Valean realizou as três fases:

Antes

Depois

Relatório técnico de conformidade

A metodologia utilizada para a elaboração do Relatório Técnico de Conformidade é exatamente a mesma utilizada usada na Apreciação de Risco. Desta forma, apresentamos aqui o modelo da planilha utilizada para ratificar todas as soluções propostas na Apreciação de Risco. Para esta fase todas medidas recomendadas foram adotadas.

Manual de máquinas

As máquinas e equipamentos devem possuir manual de instruções fornecido pelo fabricante ou importador, com informações relativas à segurança em todas as fases de utilização. É uma obrigatoriedade manter o manual da máquina escrito na língua portuguesa.

A Valean poderá elaborar ou reconstituir o manual da sua máquina de acordo a NR 12.

Assessoria especializada

Com a assessoria especializada em NR 12 da Valean, a sua empresa pode contar com nossos engenheiros em todas as fases, desde a Apreciação de Risco, Implementação das Soluções e a elaboração do Relatório Técnico de Conformidade. A assessoria consiste no acompanhamento das instalações das soluções recomendadas na apreciação de risco com orientação dos profissionais envolvidos no projeto, com representatividade em audiências públicas, caso necessário. Se a empresa optar em realizar as adequações com equipe interna, nós mantemos um canal aberto para consultas técnicas e realizamos visitas periódicas para direcionar as adequações das máquinas, conforme periodicidade combinada.

A empresa que nos contratar para apreciar as máquinas do seu processo, nós fornecemos uma planilha de gestão onde é possível gerar indicadores estabelecendo prioridades para melhor tomada de decisão.

Economia é um dos ganhos que a assessoria proporciona, pois fazer certo da primeira vez garante o sucesso que todos buscam no planejamento da NR 12. E, nós produzimos um curso 100% online; NR 12 na prática, que capacita profissionais envolvidos com máquinas e equipamentos, na interpretação correta dos conceitos da NR 12. Quer conhecer?

Capacite sua equipe para operacionalizar a máquina adequada

Após adequação da máquina a norma estabelece que os colaboradores sejam treinados para operacionalizar a máquina adequada, garantindo sua segurança e cumprindo os requisitos da NR 12.

A empresa deve providenciar capacitação para os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos, compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes. Este treinamento é parte da prestação de serviços quando contratado a elaboração do Relatório Técnico de Conformidade e é ministrado pelo engenheiro responsável pelo relatório.

Solicite uma visita para conhecermos às suas máquinas e elaborar uma proposta personalizada

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato para agendar a visita técnica. Proteja seus colaboradores e garanta conformidade com as normas de segurança.