Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/valean/public_html/header.php:11) in /home/valean/public_html/app-adm/config.php on line 2

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/valean/public_html/header.php:11) in /home/valean/public_html/noticia.php on line 4
PEC 6 EM 1: Pandemia Empresarial e Sala de Guerra: Uma reflexão sobre controle e informações empresariais.
Por Valean, 25 de Junho de 2020
PEC 6 EM 1: Pandemia Empresarial e Sala de Guerra: Uma reflexão sobre controle e informações empresariais.
Num primeiro momento, a paralisação de várias atividades por consequência da quarentena gerou a quebra do fluxo de caixa de boa parte destas empresas, uma vez que tiveram que fechar as portas do dia para noite.
Combinado a isso, o isolamento social transformou, também de forma instantânea, o consumo das pessoas. Viu-se uma queda radical do consumo de bens não essenciais.
Paralelamente, todo este cenário “arrastou” os empresários para o digital. Em dias, tiveram que se adaptar ao home office e canais de vendas on-line.
Em suma, como ser empresário no Brasil nunca foi tarefa fácil, agora, com tudo isso e com toda a incerteza dos próximos meses, é possível fazer uma relação entre as empresas e um avião que, em pleno voo, tem duas das suas quatro turbinas em chamas.
Então, se você é empresário, você é o piloto deste avião em chamas. O que fazer agora!? Você precisa pousá-lo, com o mínimo de perdas. 
A primeira coisa a fazer é cortar o combustível das turbinas em chamas. Mas, como você nunca passou por uma crise tão grande, não lembra mais onde fica o botão para isso. Olha para o painel e, como o balanço da sua empresa, aqueles inúmeros dados não tem mais significado para você. 
Chama o seu copiloto, que pode ser o seu contador e o seu o advogado, e ele responde por mensagem que não pode te atender agora.
Então, desesperado, você pensa em contatar a torre de comando e descobre que, nestes anos de bons voos, não precisou de informações técnicas para tomar suas decisões e, portanto, com o tempo, você perdeu o contato com a torre.
Os passageiros começam a esmurrar a porta da cabine para ter informações. Estes são os seus funcionários, seus credores e sua família. Estão vendo “as chamas nas turbinas” e todo o risco que isso está gerando para o voo. O que falar para eles? Não tem mais como omitir as chamas nas turbinas.
O cenário hipotético está exposto. O que resta ao empresário? É possível, em situações limites como esta, se pensar em alternativas como a “heroica”, do “deixa comigo”, ou a alternativa da passividade. Ambas, no mundo real, certamente não evitarão a queda do avião.
Mas existe uma alternativa real e que tem trazido controle e informações para os empresários que estão enfrentando a crise de frente e com sucesso. Esta alternativa é a urgente e imediata implantação da Sala de Guerra ou Comitê de Crise.
Nesta e somente nesta, o piloto do avião conseguirá reunir pessoas que estão fora da aeronave e terão frieza e técnica para apoiar o comandante na condução de todos até o chão com o máximo de segurança.
Salve o seu avião!! Aprofunde-se neste assunto e confirme a importância de ter uma Sala de Guerra.