A importância da consultoria em segurança do trabalho para a retomada das empresas

A consultoria em segurança do trabalho assumiu um papel de extrema importância atualmente. Frente à crise de saúde que se vive com a pandemia de Covid-19, a questão de segurança afeta todos igualmente, colaboradores e clientes. E a tarefa de oferecer um ambiente de trabalho pensado na segurança e na saúde do trabalhador pode não ser fácil para os empreendedores realizarem sozinhos.

Existem normas bastante específicas para cada setor que, se não seguidas, podem resultar em severas penalidades às empresas. Por exemplo, há algumas áreas em que se exige um responsável pela segurança em saúde no ambiente profissional, já a outras, não. Porém, nem todas possuem um funcionário capacitado para exercer tal função.

Procurar uma empresa que faça a consultoria em segurança no trabalho é a solução para as empresas, pois o serviço especializado ajuda a colocar em prática todas as normas exigidas pelo Ministério do Trabalho. Dependendo do ambiente corporativo, as normas podem ser de caráter administrativo, técnico, educativo, organizacionais, de higiene ocupacional, entre outras.

O que faz a consultoria em Segurança do Trabalho?

Primeiramente, a empresa que fornece a consultoria vai realizar um diagnóstico completo de atividades exercidas dentro da empresa. Então, é apresentado o plano a ser implementado no determinado ambiente de trabalho. Este pode ser a implantação de uma equipe de segurança no trabalho, que geralmente é composta por médicos, engenheiros e técnicos especializados na área.

O principal objetivo da consultoria em segurança no trabalho é oferecer a melhor alternativa para que as empresas estejam de acordo com as normas previstas por lei e cuidem da saúde de seus funcionários. As principais funções da consultoria incluem:

  • Treinamento e implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • Treinamento para uso e armazenamento de Equipamentos de Proteção Individual;
  • Realização do Laudo Técnico das condições do ambiente de trabalho, bem como o laudo de Insalubridade;
  • Elaboração de PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e de PMCSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
  • Treinamento para o preenchimento da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
  • Elaboração de Ordens de Serviço para a saúde do trabalhador;
  • Treinamento para uso de empilhadeira e segurança no trabalho com eletricidade e betoneiras.

Por que investir em uma consultoria sobre Segurança no Trabalho?

Além de serem exigências legais a serem seguidas, a aplicação das normas de Segurança no Trabalho acaba também promovendo um maior bem estar na vida profissional dos funcionários. Além disto, uma vez que os custos em casos de acidentes ou afastamentos são menores, isto aumenta também a produtividade dos colaboradores.

Porém, pelo fato de as normas serem muito específicas, até para acomodar as necessidades de diferentes áreas, o trabalho de adequação das empresas pode ser bastante complexo. Por isso, a melhor alternativa é procurar uma empresa que realize a consultoria de Segurança no Trabalho.

O investimento não é caro se comparado ao prejuízo que uma empresa pode ter em casos de acidentes mais graves. Um bom planejamento voltado para a segurança e saúde do trabalhador aumenta a credibilidade dos funcionários para com a empresa e melhora a imagem junto aos clientes.

Palavras-chave: consultoria em segurança do trabalho

Curtiu o conteúdo?
Deixe o seu comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe nas suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest