Entenda a relação da segurança do trabalho no regime home office

A segurança do trabalho no esquema home office é um tema que exige cada vez mais atenção. O tema se tornou ainda mais relevante com o advento do coronavírus, cujos impactos fez com que profissionais de vários setores começassem a trabalhar diretamente de casa.

Assim sendo, é preciso entender que a saúde física e mental de trabalhadores também está exposta a riscos quando ele trabalha no regime home office. Por isso veja mais informações sobre este assunto e entenda o papel da segurança do trabalho dentro desse contexto.

A segurança do trabalho no home office

Graças a lei 12.551 da CLT, do ponto de vista jurídico trabalhar em casa não tem distinções com a função que o profissional exerce no ambiente profissional. Assim sendo, questões relacionadas a segurança do trabalho também precisam de atenção neste espaço.

Levando em conta esse fator, as empresas que tem seus funcionários trabalhando em regime home office precisam garantir o bem-estar deles em suas casas. Para isso é preciso:

  • Adequação do ambiente de trabalho de acordo com o Programa de Riscos Ambientais;
  • Suporte a partir do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  • Uma análise que constante que o profissional exerça sua função em um local adequado;
  • Por fim, demais questões de ergonomia, saúde mental e prevenção de acidentes.

É importante destacar que, além desses aspectos, também cabe ao funcionário seguir algumas diretrizes de segurança do trabalho. Assim será possível ter melhores condições de trabalho dentro do home office.

Informações importantes para o trabalhador que está em casa

Tanto a empresa quanto o profissional que está em casa precisam fazer a sua parte um ambiente de trabalho saudável neste espaço. Assim, seguindo orientações da segurança do trabalho o profissional home office necessita:

  • Evitar o risco de acidentes com fatores como sobrecargas elétricas e descuido com fogo;
  • Escolher um cômodo calmo para o trabalho e fazer pausas periódicas para descanso;
  • Cuidar com a ergonomia de onde trabalha, ajustando cadeiras, mesas e computadores;
  • Além disso, manter uma rotina com horários específicos para as suas atividades.

Na medida em que o profissional sentir dificuldade com uma ou mais dessas questões, cabe a empresa auxilia-lo. Neste sentido, uma das melhores formas de fazer isso é a partir de uma assessoria qualificada em segurança do trabalho. Por isso, veja a seguir os diferenciais que a Valean pode oferecer nesta área.

Um serviço completo de segurança do trabalho em home office

Aos poucos muitas empresas do país e do mundo estão retomando as suas rotinas presenciais. Mesmo assim, o home office continuará sendo uma realidade e por isso é muito importante saber como se adequar a essa realidade com segurança e bem-estar.

Neste sentido a Valean trabalha para oferecer um serviço completo de assessoria em segurança do trabalho. Tanto sua empresa quanto seus funcionários poderão contar com a expertise de profissionais qualificados para um ambiente de trabalho seguro e qualificado.

Você precisa de ajuda na organização de um ambiente seguro mesmo dentro do regime home office? Então entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos te ajudar.

Palavras-chave: segurança do trabalho home office

Curtiu o conteúdo?
Deixe o seu comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe nas suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest