Construção civil: saiba quais principais norma regulamentadoras do setor

A construção civil e normas regulamentadoras do setor tem fundamental importância. Afinal de contas, são medidas de segurança para proteger o trabalhador de acidentes e preservar sua integridade física. Mas você sabe quais as principais NRs do setor?

Conheças as principais normas regulamentadoras da construção civil a seguir. Veja também como aplicá-las de forma eficiente para proteger os trabalhadores.

Sobre a construção civil e normas regulamentadoras

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que os trabalhadores de construção civil são responsáveis por diversos tipos de estrutura. Algumas são mais simples, enquanto outras acabam se tornando mais complexas, como prédios e construções. Dessa forma, a integridade física dos funcionários é garantida pelas normas regulamentadoras.

Assim sendo, para a construção civil, as principais normas regulamentadoras para funcionários do setor são as seguintes:

  • NR06 – Obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI);
  • NR08 – Cumprimento de padrões para edificações para a segurança do funcionário;
  • NR11 – Segurança na movimentação de carga;
  • NR12 – Utilização de maquinário de forma segura para os trabalhadores;
  • NR18 – Medidas de segurança em geral para todas as atividades do setor;
  • NR35 – Estabelecimento de medidas se segurança para trabalho nas alturas.

Todas essas medidas são fundamentais para garantir a integridade física do funcionário e evitar acidentes. Além dessas, para a construção civil há outras normas regulamentadoras, que também tem o objetivo de garantir a integridade física do trabalhador.

A importância das normas regulamentadoras

O setor de construção civil é uma área que pode trazer vários problemas e imprevistos caso as normas regulamentadoras não sejam aplicadas. Você precisa entender que o setor trabalha com diferentes tipos de circunstância, o que envolve:

  • Demolições e escavações de locais;
  • Instalações elétricas e soldagem;
  • Movimentação de blocos pesados de alvenaria;
  • Trabalhos em diferentes alturas;
  • Outros processos que podem trazer risco ao funcionário.

A partir desses aspectos, a construção civil e suas normas regulamentadoras são fundamentais para garantir a integridade do trabalhador e o cumprimento do trabalho. Além disso, o não cumprimento dessas normas também pode trazer problemas para a construtora, como multas e notificações, entre outras situações.

Pela segurança e o trabalho

Em qualquer setor, as normas regulamentadoras são fundamentais para a segurança no trabalho. Na construção civil a situação não é diferente. Por isso, é preciso contar com uma empresa especializada para ajudar a implementar essas soluções.

Com o trabalho do Grupo Valean, você terá um suporte completo para a organização da segurança do trabalho. Oferecemos serviços completos para garantir a integridade física de seus funcionários e o cumprimento das normas de forma correta.

Vale lembrar também que é importante dar atenção a outros aspectos que farão a diferença em prol da segurança dos trabalhadores da construção civil:

  • Atenção por parte dos funcionários;
  • Equipamentos suficientemente modernos e seguros;
  • Fiscalização adequada para a execução do trabalho.

Esses fatores fazem toda a diferença em prol de um ambiente de trabalho seguro e eficiente. Por isso, a construção civil e normas regulamentadoras possuem uma ligação conjunta que é muito importante. Assim sendo, é muito importante levar em conta suas considerações.

Palavras-chave: construção civil e normas regulamentadoras.

Curtiu o conteúdo?
Deixe o seu comentário!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe nas suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest